sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sakuuuuraaaaaaaaa


Que fofinhaaassss! Elas floresceram nos últimos 3 fim de semanas no Parque do Carmo, muito lindas neh?
E fomos fazer um piquinique embaixo delas, para o tradicional hanami... hehe...
De lanche tinha maçã, torrada com peanut butter, biscoito de polvilho, legítimo chocolate quente ( com real choco!), sanduichezinho com presunto e queijo, crossaint com recheio de frango, suco de uva branco, e agua. Com a toalha e as blusas servindo de travesseiro passamos agradáveis 2hs e meia namoricando. hehe
Kisssuuu!
Dri

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bolo de mandioca, quase estraguei! ufa!




Esse monstrengo aí em cima, foi o primeiro a ser feito hoje. É um bolo de fubá salgado recheado com atum e cenoura. Afinal, eu tinha que começar com um mais simples, para que enquanto ele estivesse no forno desse tempo de descascar e ralar a mandioca!



Bolo de fubá de liquidificador




- 1 x. óleo


- 2 x. leite


- 3 ovos


- 2 x. fubá


- 1 x. farinha


- 1 tablete caldo galinha knor


- 1 c. fermento em pó


- 1 c.s. sal


- 2 c. queijo parmesão ralado


Opcional: 1c.s. cominho em pó


Recheio a sua escolha: Eu usei, 2 latas de atum ralado já retirada a água e 1 cenoura, 1 cebola picada e meia picada.


Bater no liquidificador o ovo, leite, óleo, temperos, sal, caldo knor. Depois de bem batido, acrescentar aos a mistura de farinha de trigo mais fubá peneirados e juntos. No final é só acrescentar o fermento e bater mais um pouquinho e colocar na forma untada, metade da massa. Acrescentar o seu recheio e depois cobrir com a outra metade.


Voilá! Assar em forno pré-aquecido médio baixo por volta de 45 min a 60min. depende do forno.


Enquanto ele estava assando passei para a segunda etapa:




Descascar e ralar as mandioconas! hehe.. Axo que escolhi umas muito grandes!rs... Como não tinha ralador fino, foi com o grande mesmo. uhauha E depois de muito sofrimento, após se enganar na receita, pois ao invés de colocar 1 colher de sopa de leite, foi um copo inteiro de leite.... :oO Consegui consertar a belezura acertando no olhometro, os ovos, óleo e farinha. UFA!





Bolo de mandioca



- 4 ovos


- -2 1/2x. açucar


- 4 c. margarina


- 2x. cheias de mandioca crua ralada


- pitada de sal


- 1x. 1/2 farinha


- 1c. leite


- 2c. queijo ralado




- 1c. fermento em pó


Opcional: 100g coco ralado


Separar a clara da gema e reservar. Acrescentar a gema, o açucar e a manteiga e bater na batedeira. Depois acrescentar leite, mandioca, queijo,o sal, se escolheu colocar o coco, também, bater. Peneirar a farinha e bater por ultimo. Bater as claras, a parte até formar picos de neve. Incorporar vagarosamente a massa a clara em neve. E por último antes de estiver homogeneizado, acrescentar o fermento e misturar, o suficiente até incorporar. Não misturar demais para não perder a função da clara em neve que é arear a massa.



Colocar na assadeira untada e assar em forno pré-aquecido em forno medio baixo, por volta de 35min. a 50 min.


Depois deixar ele descansando sobre a grade. Para fazer uma glacezinho, é só colocar a caldinha feita com açúcar de confeitero mais uns pingos de essência e água ( 6 c. açucar confeitero, 3 a 4c.água) logo que retirar do forno.


Yummmyyy.....


Depois dessa eu mereço um petisco a la KFC. Coxinhas bem gostosas!


hehe





quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bolo de cenoura com chocolate versão 1

Ingredientes:

- 3 cenouras médias cortadas e cozidas previamente e resfriadas
- 4 ovos
- 1/2 x. óleo
- 2x. açúcar
- 2 1/2 x. farinha
- 1 c. fermento em pó
- 1/2 x. chocolate em pó

Obecendo a ordem: bater no liquidificador primeiro: cenouras, ovos e óleo. Enquanto isso peneire em outro vasilhame o açúcar e a farinha. Misture os secos. Depois de bater no liquidificador durante uns 5 minutos. Incorporar a mistura dos secos aos poucos. Depois de incorporado. Adicione o fermento em pó. Despejar metade na forma untada, e na outra metade adicionar o chocolate rapidamente e bater, para que o fermento não perca suas propriedade
antes de ir para o forno. Pronto, agora é só despejar por cima que ele vai ficar com o visual misto muito cool!
No meu caso, eu só tinha feito meia receita, por falta de cenoura.rs...
Mas ele ficou delicioso! O óleo vai dar aquela textura que a gente encontra só nos bolos prontos de supermercado.
Depois de pronto, desenforme e deixe-o esfriando em alguma coisa parecida com aquela grelhinha ali em cima. Isso vai deixar que ele resfrie por igual e permita que fique um bolo consistente por igual.
Se quiser fazer uma caldinha glaceada, é só peneirar umas 6 colheres de sopa cheias de açucar de confeitero, e juntar alguma essência de preferência. Caso não tenha, pingos do caldo de algum suco, tipo laranja, limão. E umas 3 colheres de água. Ele vai virar uma calda grossa que é só acrescentar logo que o bolo sai do forno para formar aquela crostinha de glacê.
Yummy...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Um dia da minha vida sem ovos...




Vontade louca de comer bolo de chocolate!
Porém onde foram parar os ovos?! Arrrghhh....
Preguiça horrorosamente gigantescamente enorme de sair para comprar esses dito cujos!
Então a solução foi fazer bolo sem ovo! Não fica um primor de sabor, mas acrescentando farinha de linhaça dourada e fazendo 'à la nega maluca', é como 'brincar' ( no sentido macunaímaístico da palavra) e só curtir as preliminares, não "chegando lá ". Mas oras bolas, se praticamos esportes sem ganhar o jogo, muitas vezes apenas pelo espírito esportivo, porque não 'brincar' sem chegar lá? rs. Vai tudo depender da expectativa, do preparo psicológico, dos reajustes dos níveis críticos, como quem saboreia um olho de cabra com cara de muita satisfação como No limite. ( Incrível as caras de 'yummy' que eles fizeram!!!! Até acreditei que poderia ser gostoso!) Brincadeira, não chega a tal ponto. hehe..

Bolo de chocolate sem ovo / Nega maluca sem ovo


Ingredientes do bolo:


- 100g de margarina ( tá com o pote de margarina inteiro? Divida mentalmente ele em 5 partes e é só botar o 1/5. Senão é aproximadamente 6 colheres de sopa)
- 1 x. de açúcar ( quase 1 x. para aqueles que preferem menos doce)
- 1 e1/2x. leite
- 4 c. chocolate em pó
- 2 e 1/2 x. farinha de trigo
- 1/2 x. farinha de linhaça dourada
- 1 c. cheia de fermento


Ingredientes da calda de chocolate:
- 4c. açúcar

- 5 c. chocolate

- 1 colher bem cheia de margarina

- 1/4 x. de leite


OBs.: É importante seguir o passo a passo, no inicio é um pé no saco, mas depois que acostuma passa a ser rotineiro. Importante lembrar que ações como peneirar a farinha e o açúcar ou bater na ordem indicada, nos agrupamentos indicados, são técnicas da culinária que garantirão o resultado esperado!

Pré aqueça o forno, colocando na bandeja de baixo uma forma grande com nem um dedo de água fervendo( ferva antes na panela e depois acrescente na forma já dentro do forno!). Essa bandeja vai ajudar o bolo a assar por igual sem queimar.

1)Bater a margarina com o açúcar peneirado até virar um creme.

2)Acrescentar o leite aos poucos e bater devagar. ( cuidado para não sujar a cozinha inteira!rs Já pensou em por um papel toalha em cima da batedeira que cubra os vãos por fora? Assim faz menos sujeira. )

3) Acrescentar o chocolate e bater.

4) Acrescentar a farinha peneirada e bater até incorporar tudo.

Enquanto bate, você pode começar a fazer a calda de chocolate da nega maluca, senão quiser, pule esta parte para o 5 e fique apenas com o bolo.

Coloque no fogo tds os ingredientes e aqueça misturando-os e deixe levantar fervura em fogo baixíssimo. Enquanto está lá no fogo, rapidamente termine os próximos passos.

5) Acrescentar a farinha de linhaça bater.

6) Acrescentar por último o fermento.

7)Na forma redonda com furo untada com óleo e depois farinha, acrescentar a massa do bolo. Terminou? Dê umas batidinha na forma em cima da mesa para assentar a massa. Agora, pode tirar a calda de chocolate e colocar em cima da massa crua. Sim!!! Em cima da massa CRUA!rs...

Pronto pode colocar no forno e assar em fogo médio baixo ( se seu forno tem 5 estágios, seria entre o 2 mais baixo e o do meio), por volta de 40 min a 50 min. Isso depende de cada forno. Mas quando der 40 min, vc já pode ir lá espetar o seu bolo com um palito de churrasco, ou um hashi. Se sair sequinho sem grudar bolo nele, está prontíssimo! A calda vai descer e na hora de desenformar, ele escorrerá pelo bolo... Yumyyyy...... Nesta opção fica com a calda mais rala. Mas se você quiser mais calda dobre a receita e ponha mais leite.


Adriana