terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quase um pound cake...hehe


São Paulo está com um clima feioso hoje....

Com esse frio nada melhor do que um bolinho saído do forno, com um chá. No meu caso, como estou com gastrite, é só água quente mesmo... hehe..



Então fiz uma receita de bolo tradicional de poundo cake( falo que é quase um pound cake porque não maneirei na margarina e bati bastantão o creme inicial com açúcar e gemas e por último leite), mas acrescentei erva doce seca e hortelã natural. Por isso ficou com uns pedaços verdes esngraçados no meio do bolo como dá para ver na fatia. hehe Basicamente usei 3 ovos ( separados, clara em neve para adicionar por último), 3/5x. de açúcar, 3/4x. de adoçante culinário, aproximadamente1 1/2x. margarina a 2,1x. leite, 2x.1/2 farinha, 2 c.s. ervadoce, 2 ramos de folhas de hortelã fresca cortado na hora que for adicionar ao bolo.

1 bater margarina e acucares. Bater mt, 5 min. Adicionar as gemas aos poucos, e depois o leite aos poucos e a erva doce e hortelã. Adicionar ao creme a farinha peneirada incorporada aos poucos. Adicionar a clara em neves e fermento e mexer aos poucos devagarinho até estar mais ou menos incorporada. Forma bem untada (no caso eu uso papel de manteiga, nessa forma retangular alta, que fica facinho de tirar e de lavar depois!hehe) e isso permitirá o bolo deslizar e crescer bonitinho.... aproximadamente45 a 55min.

O meu quase passou do ponto tostoum pouco em cima....

Não esqueça de por uma assadeira maior, na prateleira de baixo, com agua fervendo, para dificultar que o bolinho saia carbonizado! hehe E melhore a distribuição do calor no bolo. Forno que não têm convecção e só uma chama debaixo é triste....

Trechos do livro que relata arelação entre mãe e filha:
A)"- Você nunca me deixava sozinha,...Você ficava falando e me seguia de quarto em quarto."
B)"- Onde você estava? ... Conte-me tudo o que você viu, tudo o que você fez. Eu sou você, mas do avesso, você não consegue ver?"
C)"Se uma chaminé não é limpa durante o verão, as faíscas do fogo podem incendiar o creosoto que se forma dentro do fumeiro."
D)"-Feche a janela, amor. Preste muita atenção na decolagem. Olhe o céu. Bem, se você vai ficar assim, é melhor tomar um bloody mary. Acredite em mim quando digo que você é uma criatura tensa, sempre foi, e eu estou só tentando ajudar."
Adivinhe quando é a mãe e quando é a filha. hehe

2 comentários:

Regina disse...

Parece bom o seu pound cake !!! Qual que é a mãe e qual que é a filha ? Me manda a resposta hein ? Boa semana para você Dri !!! Beijão !

Dri disse...

Oh que pena que você não tentou... Mas ai vai a resposta:
A)mãe ( a filha estava realmente carente)
B)filha ( mas isso não é discurso de mãe?)
C)filha ( Isso que ela é uma criança-adolescente ainda...)
D)Mãe ( e a filha ainda é uma criança-adolescente neste momento do diálogo)
Trechos do livro: À margem de Alice de Joana Hershon