terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lanche da tarde: Nêspera

Comprados a 0,50 centavos cada, se juntar uns 4 frutos deste, acho que dá para saciar uma fominha de lanchinho da tarde a 2,00 né? O melhor é que ele ainda vai me ajudar na minha gastrite! Yuhuu! E é gostosinha! Lembra um pouco um quê de caqui, mas indo em direção a pêra com ameixa.


Nêspera (Eriobotrya japonica)

É uma tentação observar a árvore alta e copada quando repleta de frutos. Crianças e adolescentes adoram escalá-la, para chupar a nêspera tirada diretamente do pé. Aquosa, doce, um tanto ácida, a polpa é bastante saborosa, tanto crua como na forma de doces. Além disso, ela é ótima para a saúde.

Nome científico: Eriobotrya japonica Lindl.

Família: Rosáceas

Nome comum: nêspera, nespereira, ameixa-do-pará

Origem: Japão

Partes utilizadas: Polpa

Descrição e característica da planta: Fruta tipo pomo como a maçã, pêra e marmelo, pertencente à família Rosaceae, sendo amplamente distribuída nas regiões subtropical do globo. A sua exploração racional, com real importância econômica, limita-se a alguns países, como Japão, Espanha, Israel e Brasil. Sua origem é asiática, com referência a Japão, China e Índia. Sem desbaste, é uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada, de modo errôneo chamada popularmente de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa. É uma fruta rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. A nêspera é consumida ao natural ou em salada de frutas e também se presta à produção de excelente compota, atividade essa ainda bem pouco explorada

Propriedades medicinais da nêspera
A nêspera, também chamada ameixa-amarela ou ameixa-americana, é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, oriunda do Japão e da China Oriental e aclimada no Brasil.

Ajuda a tratar de: Eliminação de toxinas, escorbuto, estados febris, problemas digestivos
(azia, acidez, gastrites, úlceras etc.), regularização do ácido úrico, retenção de líquidos.

Utilidades Medicinais:
Adstringente - Preparar o decocto da casca da nêspera e aplicar externamente em cataplasmas.
Amigdalite - Proceder como indicado em anginas.
Anginas - Gargarejar com o chá da casca da nêspera. Usar 40 gramas da casca fresca ou 20 gramas da casca seca para um litro de água.
Diarréia - Recomenda-se fazer uma refeição de nêspera cozida com torrada. Pode-se também tomar o caldo do cozimento de nêspera de hora em hora na quantidade de 1/4 de xícara.
Diurese - Fazer refeições exclusivas de nêspera.
Estomatite - Proceder como indicado em anginas.

Considerações finais
A cultura da nespereira prescinde da utilização sistemática de defensivos; daí torna-se atraente como uma fruticultura alternativa para a produção intensiva e mais natural dos frutos. Dentre os cultivares estudados no IAC, o Precoce de Campinas sobressaiu-se como o mais produtivo, tanto enxertado sobre a nespereira, quanto sobre o marmeleiro. Neste caso, o marmeleiro comum – cultivar Portugal e mais ainda o Provence, têm servido como excelente porta-enxerto.
retirado do site: http://www.frutas.radar-rs.com.br/frutas/nespera/nespera.htm

Nenhum comentário: